O projeto de Leitura "Semeando a Leitura", é de autoria da coordenadora Gisélia do Amaral a qual iniciou o ano letivo nesta escola, mas pediu remoção para sua escola de origem Eliseu Santos, há um mês atrás. A mesma implantou o seu projeto na escola, tentando contribuir para um melhor resultado dos alunos da escola. Diante disto a escola Anália Barbosa adotou um novo nome no projeto de leitura " Brincando com a Leitura", visto que pretende-se inscrever o projeto no prêmio "Inovar Gestor" em nome de todos que estão envolvidos no desenvolvimento do projeto. O projeto continuará, alguns pontos deverão ser modificados, inclusive já existia um diferencial como anexo 01, para o fundamental I, e anexo 02 para o fundamental II. O projeto sofrerá algumas modificações exatamente por se pensar em concorrer ao prêmio.
Anexo 01
Incentivo
a leitura
O
aprendizado deve começar desde quando saímos do útero de nossas mães, até
quando já estamos no fim de nossas vidas pela Terra.
Aprendemos com amigos, familiares, pais, professores, filhos e até com os
netos. Ensinamos, mas também aprendemos.
Justificativa
“A importância do ato de
ler, me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo
do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do processo
em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio processo que
envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na
decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se
antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a
leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da
continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem
dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica
implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar
escrever sobre a importância do ato de ler, eu me senti levado – e até
gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na
memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha
adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do
ato de ler se veio em mim constituindo.” Paulo Freire. Diante do levantamento detalhado
feito pelas coordenadoras Andréia Cunha Mattos e Gisélia Amaral da Silva, do
fundamental I, na Escola Municipal Anália Barbosa, de que quase 40% dos alunos
do 1ºano a 4ª série ainda não estão alfabetizados, fez se necessário a
implantação urgente de um projeto de leitura, que abrangesse toda a escola em
todas as disciplinas. O projeto foi estendido do 1º a 8ª série e Eja, pois as
dificuldades de leitura seguem em todas as séries. O diferencial para os alunos
do fundamental I é o incentivo através da moeda criada na escola “Lerrais”,
onde o aluno acumulará valores através de sua leitura ( 1lerral ),
interpretação( 2lerrais) e produção textual (5lerrais). Com o total dos valores
acumulados pelos estudantes, darão a eles a crédito para comprarem produtos de
origem variados no dia da culminância do projeto. O projeto foi elaborado pela
equipe pedagógica da escola e colaborado com este anexo pela equipe gestora e a
ação de todo o corpo docente É certo que quando uma equipe trabalha
conjuntamente falando e almejando os mesmos objetivos, tudo segue para obter um
bom resultado.
Objetivo
Incentivar através da moeda
“lerrais” a vontade de aprender a ler e escrever daqueles alunos que não estão
alfabetizados e fomentar o gosto pela leitura daqueles que já sabem mais não
tem a prática diária de ler. A importância do ato de ler é indispensável à vida
de cada ser humano. A escola enquanto responsável para orientar e transformar o
individuo para conviver bem dentro da sociedade, se envolve e focaliza a meta
de conseguir através deste projeto, alfabetizar e aperfeiçoar a leitura em 85%
dos alunos da escola.
Desenvolvimento
A cada leitura que o
professor orientar o aluno ou a cada livro lido na escola ou em casa, o aluno
deverá apresentar um resumo do livro em forma de produção textual. A partir
daí, o professor começará a distribuir os lerrais seguindo a tabela de valores.
È interessante que o professor estimule o aluno a criar um cofre para guardarem
suas cédulas em casa. Deve ficar claro que apenas na disciplina de português é
que deve ser distribuído as valores. Abaixo a tabela de valores.
O que Fazer?
|
Quanto ganhar?
|
Leitura
pelo aluno em sala ou em casa
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Interpretação
da leitura através de resumo escrita ou oral
|
|
Produção de textos
escritos ou orais avaliado pelo professor.
|
|
Falta
de participação no projeto pelo aluno
|
No dia da culminância do
projeto na escola, haverá um “shopping dos desejos”, ou seja, variedades de
produtos expostos em estantes, com seus respectivos valores para que as
crianças possam comprar o que quiser com os lerrais conquistados durante a
execução do projeto. Dentre os produtos terá lanches, produtos de bomboniere,
brinquedos, roupas e sapatos conseguidos por doações e adquiridos pela própria
escola.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita
processualmente pelas professoras através de observações individuais
certificando-se que o aluno realmente está se identificando com o projeto e
avançando na leitura e escrita. Todas as observações devem ser anotadas e a
cada mês consolidadas em gráficos com o auxilio do secretário da escola e
coordenadores pedagógicos. Os encontros pedagógicos entre coordenadores e
professores devem existir com mais freqüência para que aja uma avaliação processual
entre o grupo, para ajustarem as atividades e socializarem suas realidades de
sala de aula quanto ao projeto.
Considerações finais
A teoria parece sempre ser mais fácil do que a prática.
Muitas pessoas são excelentes leitores mais sua prática destrói seus
conhecimentos. Mas com este projeto, percebe-se uma linguagem única entre
prática e teoria, pois a escola está com uma equipe de liderança
administrativo/pedagógico, que é muito abençoada. A equipe docente abraça esse
trabalho porque sabem da sua importância para seus alunos e como isso
acrescentará na sua prática pedagógica.
Juazeiro, 19 de abril de 2012
Adriana Menezes dos Santos
Anexo
02
Incentivo a leitura
5ªsérie a 8ª série/Eja
O aprendizado deve
começar desde quando saímos do útero de nossas mães, até quando já estamos no
fim de nossas vidas pela Terra. Aprendemos com
amigos, familiares, pais, professores, filhos e até com os netos. Ensinamos,
mas também aprendemos.
Justificativa
“A importância do ato de
ler, me parece indispensável, ao procurar falar de tal importância, dizer algo
do momento mesmo em que me preparava para aqui estar hoje; dizer algo do
processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio
processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota
na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se
antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a
leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da
continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem
dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica
implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar
escrever sobre a importância do ato de ler, eu me senti levado – e até
gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na
memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha
adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do
ato de ler se veio em mim constituindo.” Paulo Freire. Diante do levantamento
detalhado feito pelas coordenadoras Andréia Cunha Mattos e Gisélia Amaral da
Silva, do fundamental I, na Escola Municipal Anália Barbosa, de que quase 40%
dos alunos do 1ºano a 4ª série ainda não estão alfabetizados, fez se necessário
a implantação urgente de um projeto de leitura, que abrangesse toda a escola em
todas as disciplinas. O projeto foi estendido do 1º a 8ª série e Eja, pois as
dificuldades de leitura seguem em todas as séries. O diferencial para os alunos
do fundamental II é o incentivo através das redes sociais na internet, coisas
que os mesmos conhecem com grande propriedade. Através do face book ou blogs,
os alunos compartilharão entre eles os resumos dos livros lidos e indicarão
outros títulos para seus colegas. O projeto foi elaborado pela equipe
pedagógica da escola e colaborado com este anexo pela equipe gestora e a ação
de todo o corpo docente É certo que quando uma equipe trabalha conjuntamente
falando e almejando os mesmos objetivos, tudo segue para obter um bom resultado.
Objetivo
Incentivar através do uso do
computador aproveitando o que os alunos mais gostam de fazer que é bater papo
pela internet, fomentar o gosto e a prática da leitura cotidiana e
aperfeiçoando-a para uma qualidade de vida melhor. A importância do ato de ler
é indispensável à vida de cada ser humano. A escola enquanto responsável para
orientar e transformar o individuo para conviver bem dentro da sociedade, se
envolve e focaliza a meta de conseguir através deste projeto, alfabetizar e
aperfeiçoar a leitura em 85% dos alunos da escola.
Desenvolvimento
Através do blog "brincando com a leitura", que será criado para o projeto. os alunos começarão a postar
títulos de livros e resumos orientados pelos seus professores. No caso do
fundamental II, todas as disciplinas participarão das postagens dos textos
referentes à sua área. É necessário deixar claro, que antes das postagens os
professores deverão corrigir os textos dos alunos para que não aja erros
ortográficos expostos na rede. O texto para o professor avaliar deve ser
postado no blog da escola,
mais isso não descarta a produção escrita a mão e entregue ao professor. No
final do projeto, serão escolhidas três produções para concorrerem ao prêmio de
melhor redator e o blog mais visitado também ganhará prêmio.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita
processualmente pelos professores através de observações individuais
certificando-se que o aluno realmente está se identificando com o projeto e
avançando na leitura e escrita. Todas as observações devem ser anotadas e a
cada mês consolidadas em gráficos com o auxilio do secretário da escola e
coordenadores pedagógicos. Os encontros pedagógicos entre coordenadores e
professores devem existir com mais freqüência para que aja uma avaliação
processual entre o grupo, para ajustarem as atividades e socializarem como
estão vendo o desempenho dos alunos e se ouve evolução na aprendizagem. Como
também, analisar o processo escolhido de mídia para a escrita do aluno. Na
culminância do projeto, será feito a premiação do três melhores redatores e o
blog ou face mais visitados.
Considerações finais
A teoria parece sempre ser
mais fácil do que a prática. Muitas pessoas são excelentes leitores mais sua
prática destrói seus conhecimentos. Mas com este projeto, percebe-se uma
linguagem única entre prática e teoria, pois a escola está com uma equipe de
liderança administrativo/pedagógico, que é muito abençoada. A equipe docente
abraça esse trabalho porque sabem da sua importância para seus alunos e como
isso acrescentará na sua prática pedagógica.
Juazeiro, 19 de abril de 2012
Adriana Menezes dos Santos
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