quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto de Leitura e Escrita 2013


ERVA DOCE
 Mauriçola

Eu só quero
dessa vida um chão
um sonho
uma esteira
uma casinha na beira
de um riacho, de um mar
de um sertão
por que eu acho
que a vida não é
só viajar
pra poder sonhar
pra poder amar
Ao cair da tarde
Tenho um beijo
De uma morena
À sombra
De um pé de Juá
Eu quero é beijar

Eu quero é beijar
Eu quero é beiju
Até inju, ante inju
Até injuar
Chá de erva-mate
Me dá uma força de leão
E o resto da vida
Eu tiro do chão
Quero levar a vida
Em sonho e brincadeira
Como se a vida fosse
Um chá de erva-cidreira
Quero levar a vida como se a vida fosse um chá de erva-doce.

  1.   IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Alunos do 1.º ao 9.º ano  e EJA
ÁREA DO CONHECIMENTO:  Foco maior Língua Portuguesa
ÁREAS ENVOLVIDAS: Todas as outras disciplinas
PERÍODO DE DURAÇÃO: De abril a novembro
   
  2.    APRESENTAÇÃO
Saber ler e escrever faz diferença na vida, é importante para o desenvolvimento como pessoa, como estudante e como profissional, permitindo o exercício da cidadania.
É a língua como instrumento poderoso de comunicação que nos permite dialogar no e com os diversos contextos sócio-culturais da nossa sociedade. E o texto literário é um portal que nos permite atravessar o tempo e o espaço, observar a natureza humana, nossas fraquezas e nossas virtudes ao longo de toda a trajetória humana. Juazeiro é um berço de poetas que cantando ou falando, transferem seus sentimentos através de música e poesias para aqueles que buscam enriquecer sua cultura. Este projeto “leitura e escrita cantando e valorizando a cultura da minha gente é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza.  A realização do trabalho terá inicio em abril e seu encerramento em novembro. O projeto visa trazer ao conhecimento dos alunos, a verdadeira identidade cultural através dos artistas da música e poesias da cidade de Juazeiro. Não podemos esquecer que a diversidade cultural, enriquece o conhecimento humano em todas as áreas.
E, no universo de conhecimentos diversificados, vivemos sem perceber que muitas vezes, ou melhor, sempre utilizamos a língua seja ela escrita ou falada para comunicar o que pensamos o que sentimos e o que descobrimos no nosso dia-a-dia.
 “Saber falar significa saber uma língua. Saber uma língua significa saber uma gramática. Saber uma gramática não significa saber de cor algumas regras que se aprendem na escola, ou saber fazer algumas análises, morfológicas e sintáticas. Mais profundo do que esse conhecimento é o conhecimento (intuitivo ou inconsciente) necessário para falar efetivamente a língua”. (Possenti 2000, 30)
   
  3.   PROBLEMATIZAÇÃO
  De acordo com os diagnósticos realizados nos dois primeiros meses na escola, pelos professores e coordenadores a maioria dos alunos demonstraram dificuldades na leitura, escrita e interpretação textual.
 
  4.    JUSTIFICATIVA
Atualmente, a prática da leitura de poesia está um pouco esquecida nas escolas. Isso ocorre devido ao pouco contato, desde os primórdios de sua formação, dos educadores de Língua Materna. Uma forma para melhorar a aprendizagem é a aproximação constante da poesia, como também a utilização do conhecimento prévio. O conhecimento prévio engloba o conhecimento lingüístico, que abrange desde o conhecimento sobre pronunciar o português, passando pelo conhecimento de vocabulário e regras da língua, chegando até o conhecimento sobre o uso da língua. O conhecimento do texto, que se refere às noções e conceitos sobre o texto, e, por último, o conhecimento de mundo, que é adquirido informalmente através das experiências, do convívio numa sociedade, cuja ativação, no momento oportuno, é também essencial à compreensão de um poema. Além do poema outro recurso de grande importância para trabalhar a leitura e a escrita é a música. Quando pensamos em música, logo imaginamos o ouvido como órgão importante de sentido, mas é o cérebro que interpreta as ondas sonoras recebidas pelo ouvido. A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social.
Juazeiro é um município brasileiro do estado da Bahia, em conjunto com o vizinho município de Petrolina, em Pernambuco, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. Localiza na região sub-média da bacia do Rio São Francisco. Berço de grandes artistas regionais e nacionais, Juazeiro tem um cenário cultural invejável, mas que não é reconhecido pela sua própria comunidade, pois a maioria das pessoas não tem acesso ao trabalho desses artistas em geral. Nossos alunos não foge dessa realidade, pois diante do que observamos no dia a dia, seus gostos musicais estão mais voltados para o “pop brasileiro” bem distante de suas raízes, aonde a musicalidade dos artistas locais ficam desconhecidos.
A intenção de trabalhar o projeto de leitura e escrita focado na musicalidade local partiu do desejo de conhecer e fazer ser reconhecidos com mais afinco, os artistas locais e seus trabalhos para a comunidade discente e seus familiares. Desde os poetas escritores ao artista cantor, valorizando-os e buscando suas origens. Tendo este projeto “cantando e valorizando minha gente”, como piloto neste ano de 2013, o tema será expandido para os demais projetos do corrente ano.
     A música faz parte de nossa vida e é capaz de torná-la mais harmoniosa. A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras. Por meio da música e de poemas será desenvolvido um trabalho com foco na leitura e na escrita para que os alunos descubram o prazer de ler e escrever e adquiram desenvoltura na linguagem oral e escrita.
O tema e o material escrito e humano a serem usados neste projeto, com certeza será abraçado unanimemente pelos alunos de todas as idades desta escola e pela equipe escolar. Pois a realidade dos mesmos fora da escola, na sua maioria é levada através dos diversos estilos musicais. Pensando  assim, esse projeto tem como finalidade trabalhar a construção de competências e desenvolver as diversas habilidades nas mais variadas disciplinas utilizando o poema e a música local como tema principal. O projeto focalizado na leitura e na escrita, permite valorizar os temas transversais como: Ética, meio ambiente, pluralidade cultural e cidadania. Os Temas Transversais caracterizam-se por um conjunto de assuntos que aparecem transversalizados em áreas determinadas do currículo, que se constituem na necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de temáticas sociais na escola.
É importante enfatizar que por mais que exista a riquezas das idéias e conteúdos dentro de um projeto, ele permanecerá sem vida se não existir o compromisso e a responsabilidade daqueles que estão envolvidos com o mesmo. Dessa forma, acreditamos que toda a equipe escolar desta escola, assumirão seu papel e sua função honrosamente dentro deste trabalho e com certeza os resultados serão surpreendentes.
   
  5.   OBJETIVOS
I-                 GERAL
Possibilitar o desenvolvimento da leitura e da escrita através do trabalho com letras de músicas e poesias criadas e/ou interpretadas por artistas da cidade de Juazeiro/BA e adjacências, intercalando temas transversais.

   II- ESPECÍFICOS
·        Identificar estilos e ritmos musicais mais usados na região dentro do contexto de leitura através de pesquisas, diferenciando a pluralidade cultural;
·        Estimular o gosto musical regional e o hábito pela leitura;
·        Ler e interpretar letras de músicas e poemas;
·        Escrever letras de músicas com temas e ritmos regionais buscando manter seus valores;
·        Valorizar os ritmos musicais conhecendo a história da música e de seus artistas;
·        Valorizar a música cantada e interpretada pelos artistas locais, buscando uma parceria com os mesmos.
·        Estimular o gosto musical regional e o hábito pela leitura respeitando suas crenças;
·        Oferecer variedades de poesias dos autores;
·        Buscar ouvir poemas com temas que valorize o maio ambiente e os valores humanos;
·        Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir;
·        Organizar o espaço da sala de aula, de forma convidativa o qual sensibilize a atenção dos leitores;
·        Valorizar a postura de entonação na hora de ler, buscando favorecer a todos de forma igualitária;
·        Conhecer e reconhecer diversidades de títulos e textos literários;
·        Desenvolver habilidades ortográficas e gramaticais;
·        Reconhecer e diferenciar os diversos gêneros textuais;
·        Desenvolver o senso crítico diante das situações;
·        Desenvolver habilidades leitoras, escritoras e competência de interpretação.

6 – METODOLOGIA:
O presente projeto de Leitura e Escrita “Cantando e valorizando minha gente”,  Será intercalado ao decorrer do ano letivo com outros projetos, como: Junino e empreendedorismo.
·        Terá como ponto de partida pelo grupo de professores o levantamento dos artistas Juazeirenses que serão trabalhados sua biografia durante o projeto;
·        A divisão das atividades para serem trabalhadas por cada professor/disciplina e indicação dos professores padrinhos de cada turma;
·         A escola deverá contatar com os artistas para um possível contato pessoal e autorização do uso da imagem;
·        Apresentação e detonação do projeto para os alunos e os pais; Ambientação do espaço da escola com tema do projeto;
·        Ambientação da escola com tema sugerido;
·        Convidar o professor Parlim e a bibliotecária Marlucia da Uneb para participar do lançamento do projeto na escola;
·         Pesquisa na internet, pesquisa de campo;
·        Seleção dos textos e livros que serão lidos pelos alunos;
·        Organização de pesquisa pelos alunos e professores no laboratório de informática, com auxilio do articulador;
·        Compromisso do professor para fazer leitura diária com seus alunos como acolhida de sala;
·        Atividades de leitura, escrita e interpretação de texto em sala diariamente;
·        Show de leitores: Palquinho de leitura no pátio da escola uma vez por semana;
·        Sarau de leitura no final de cada mês com a participação de um artista convidado;
·        Montagem de livros com coletânea textual produzida pelos alunos;
·        Postagens dos resumos dos livros pelos alunos no blog, com o auxilio do articulador de informática;
·        Preparação da festa junina com o mesmo tema do projeto de leitura, com apresentações temáticas.

7- QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES
 PROFESSOR/SÉRIE
       ARTISTA
     CONTEÚDO
MATERIAIS
                    
1º ANO
ÉRICA
MARILÚCIA
PARLIM
ADELMÁRIO COELHO
  -BIOGRAFIA
  -EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
INDEFINIDOS
2º ANO
SOLANGE
CLAUDIA
MAURIÇOLA
FLÁVIO BAIÃO
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
3º ANO
NILDA
REJANE
SIMONE
TARGINO
MARIA FRANCA
PIRES
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
4º ANO
ELISÂNGELA
ELIS REGINA
MARILÚZIA
MARIA LUIZA
ALAN CLÉBER
SÉRGIO DO FORRÓ
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
5º ANO
ANA ELISE
DERILEIDE
JOÃO SERENO
WASHINGTON
NILTON FREITAS
JOSÉ WILSON E
INDIRA
JOESÉ
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
6º ANO
ARIACI
DIONÁRIA
CILENE
·        ESMERALDO LOPES
·        JOÃOZINHO
MARAVILHA
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
7º ANO
MOACIR
NADJA
NANCI
·        IVETE SANGALO
·        GALVÃO
·        WILSON DUARTE
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
8º ANO
VIVIANE
FRANCISCO
·        DEVILES
·        MARLONS
·        JOÃO GILBERTO
·        WELINGTON
MONTECLARO
HERTZ FÉLIX
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
9º ANO
ARNILSON
PERPÉTUA
ONILDO
·        PROFESSOR MOACIR
·        JOSEPH BANDEIRA
·        RAIMUNDINHO DO ACORDEON
·        ARTISTAS LOCAIS
 BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
EJA I
LÊDA
ALAN
·        MARIA ISABEL
PONTES
CASA DO ARTESÃO
MAURÍZIO
CÉSAR ADRIANO
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS
EJA II
LÍCIA
VILALVA
SILVANA
·        MAVIAEL MELO
·        CÉSAR ADRIANO
·        COELHÃO
·        PINZOH
·        MAURÍZIO BIM
BIOGRAFIA
EXPOSIÇÕES  DE TRABALHOS

8. CULMINÂNCIA:
·        A cada final de mês, uma mostra do que foi feito no decorrer dos dias do mês, com a participação de um artista;
·        Consolidação da 1ª etapa na festa Junina, com produção de banner com os artistas já  trabalhados nessa etapa;
·        Consolidação da 2ª etapa na feira de empreendedorismo, com exposição de biografias e banner.

9. AVALIAÇÃO:
·        A participação continua dos alunos e professores no desenvolvimento das atividades no dia a dia.

10. RECURSOS:
·         Humanos: alunos, professores, toda equipe escolar e pais;
·         Materiais: caderno, canetas, papel A4, textos, livros, diversidades de papeis.
·         Audiovisuais: imagens/textos, computador; som, máquina digital, mensagens, DVD, CD, caixa de som e aparelho de DVD; data show.
·         Dinâmicas;

11. BIBLIOGRAFIA
·        Parâmetros curriculares Brasileiros
·        Sites de leitura e escrita
·        Revista Nova Escola

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