O CARACOL
Trabalhamos o livro de Mary e Eliardo França, O CARACOL de uma forma muito gostosa e rica, prnciplamente para nós...
Na Sala de Leitura, contamos a história dramatizando com a participação das crianças, cujas ainda não conheciam a história...
A tia Nice narrava e a tia Rô interpretava o caracol( que estava decepcionado por não ter as habilidades dos outros bichinhos)...
A participação das crianças foi incrível e prazerosa, mesmo sem conhecer antecipadamente o texto, interpretaram com entusiasmo a narração da tia Nice...
No laboratório confeccionamos o Caracol usando folhas de jornal, crepom e pincel atômico...
Brincamos
muito com a folha aberta do jornal executando equilíbrios e movimentos
com as duas mãos segurando a folha...depois enrolamos no sentido do
comprimento...
Encapamos com crepom, enrolando o jornal novamente...
Encapamos com crepom, enrolando o jornal novamente...
Colamos no final do "rocambole"...
As crianças desenharam os detalhes com pincel(olhos, boca, casa do caracol...)
Brincamos de ser o caracol recontando a história e usando o brinquedo e o corpo...
Colocamos todos os CARACÓIS no centro do círculo...
Desafio 1: Como podemos descobrir quentos caracóis temos ao todo?
Desafio 1: Como podemos descobrir quentos caracóis temos ao todo?
.Alguns contaram sem organizar, alguns passaram da conta, outros contaram o número exato...
Desafio 2: De que forma podemos organizar para contar?
.Fizeram uma fila dos bichinhos....e contamos...
Desafio 3: Existe outras formas de organizar para contar?
.Fizeram
um círculo...contamos de novo e conferimos: deu a mesma quantidade da
fila?(por acaso deu, mas poderia ter acontecido de terem contado o mesmo
caracol mais de uma vez)...
.Separaram meninos e meninas: eles gostaram porque aí souberam o que havia mais na sala...
Desafio 4: Quantos caracóis de meninas faltam para ficar o mesmo tanto que dos meninos?
Fizemos a relação biunívoca para que descobrissem...
Desafio 5: Quantos grupos de 10 bichinhos dá pra formar?
.Separamos contando oralmente...
.Separamos contando oralmente...
Desafio 6: Como será que vamos escrever o numeral 17?
.Os mais atentos já deram a resposta...
E ficaram assim!
Depois,
trabalhamos a palavra CARACOL explorando primeira e última letra, sons
durante a escrita coletiva, quantidade de letras, quantidade de "vezes
que abre a boca" pra falar a palavra...
Confeccionamos um caracol no caderno
A turma da tia Rô fez o corpo do caracol recortando EVA laranja e a turma da tia Nice imprimindo o polegar com tinta guache marrom...
A casa do caracol fizemos enrolando barbante da cor escolhida por cada um...
Completaram a cena com canetinha e giz de cera...
Sugerimos que escrevessem os nomes dos demais bichinhos como soubessem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário